O melhor café-da-manhã de São Paulo

sábado, 1/dezembro, 2007

Antes de mais nada, desculpem pelo sumiço. Essa semana foi de muito trabalho e pouca (pouquíssima) boa vida! Ainda bem que existem “invenções” como o sábado e o domingo…

Bom, mas eu vim aqui falar de outra coisa: café-da-manhã. Como eu escrevi outro dia, é uma das refeições que eu mais gosto de fazer. Sempre que sobra um tempinho, normalmente no final de semana, faço peregrinações às padarias de São Paulo para tentar descobrir quem serve o melhor brunch da cidade. Faço testes para escolher o melhor misto-quente, a média mais bem tirada e o rei dos “minas quente”. É coisa de gente louca, concordo (culpa da Cris, minha mulher, que me iniciou nessa “arte”). Mas também é um grande prazer.

A “competição” pelo melhor café-da-manhã da cidade sempre foi acirrada. Era difícil escolher, com tantas opções numa cidade gigante como São Paulo. Mas eu acho que, após tantas comandas pagas, já dá para cravar quem é o melhor: o Pain et Chocolat, em Moema (como eles não têm site, darei o serviço: fica no final da rua Canário, naquela pracinha da sorveteria, telefone 5094-0550).

A leitora Andrea escreveu um comentário outro dia aqui no blog. Disse que estava perto de convidar a turma para um brunch na Braverie, mas que ficou meio “assim” por causa do meu post falando que os caras pioraram muito (leia no link no segundo parágrafo deste texto).

Se eu fosse você, Andrea, experimentava o Pain et Chocolat. De sábado e domingo, ele serve o melhor brunch que eu já tomei. E por um preço justo: R$ 14,90 por pessoa.

Fui lá várias vezes, a última há alguns dias. E pude comprovar novamente que o lugar é show. É bonito, agradável (tem mesinhas do lado de fora que são um convite ao ócio criativo) e o serviço é bom. O ponto alto, no entanto, são as comidinhas. Simplesmente fantásticas. Os frios estão sempre frescos e o pão de queijo é um atentado à boa forma. Há também uma bela mistura da parte “trash” (ovos mexidos, salsichas e bacon) com coisas saudáveis (frutas da estação,  sucos deliciosos etc.). Sensacional. 

Duas dicas importantes. A primeira: vá bem cedo (por volta das 8h30, 9h) ou mais tarde (depois das 11h30; o brunch vai até 14h). Se você chegar entre 9h15 e 11h30, vai enfrentar uma pequena muvuca, pois o lugar costuma lotar nesse horário. É natural, pois os habitantes locais já sacaram que o lugar é um pequeno tesouro.

Segunda dica: guarde um bom espaço no seu estômago para os doces. Eles são a especialidade das donas do Pain et Chocolat, a Erika Okazaki e a Cecilia Nishioka. Elas são talentosíssimas na pâtisserie. Experimente o bolo de cenoura e os fantásticos mini-sonhos, recheados de creme e doce-de-leite. De chorar.

Podem ter certeza que este blog vai continuar à caça dos melhores cafés-da-manhã da cidade. Afinal, é uma busca contínua e ininterrupta… De qualquer modo, fica a dica: por algum tempo, será difícil tirar o reinado do Pain et Chocolat.

About these ads

26 Respostas to “O melhor café-da-manhã de São Paulo”


  1. [...] pela Internet encontrei essa foto ai em cima no blog do Kalango. Essa imagem retrata bem como é o café da manha e a rotina de quem mora sozinho. Um copo sem lavar pra cada café da manha… um copo sem lavar [...]

  2. Thainá Says:

    Eu gostaria de saber um local aqui em sampa que tenha um café da manhã como na Bahia. Com tapioca.. cuscuz.. carne de sol com mandioca, além de frutas, frios, pães, etc. Me enviem um e-mail por favor! soteropolithana@yahoo.com.br

  3. Guilherme Says:

    Fala Eduardo, não sei se você se lembra de mim, acredito que sim. Sou primo da Cris, e meio seu primo também depois do último 09 de fevereiro. Você vai ter que me engolir, como diria o Zagallo!
    Mas esse comentário não tem nada a ver com assuntos familiares, afinal, o post não é sobre nada disso.
    Estive recentemente, em São Paulo, e tomei o melhor café da manhã da minha breve existência na Galeria dos Pães, nos Jardins, mas precisamente no jardim América (Rua Estados Unidos esquina com Haddock Lobo).
    Acredito até que nessa busca pelo café da manhã perfeito, você e a Cris, já devem ter passado por lá. Senão, fica essa dica. É maravilhoso!

    Abraços

  4. Silvia Says:

    A minha refeição predileta é café da manhã.E a galeria dos pães serve o mais delicioso café da manhã e com a melhor qualidade!Sou de São Paulo morando em Portugal.Muito em breve vou ao Brasil e é claro que não vou poder ficar sem matar a saudades desse delicioso brunch.Três anos sem sentir essa delícia imaginem o tamanho da vontade!Parabèns a galeria dos Pães vcs merecem o sucesso que tem!

  5. Pucca Says:

    Maksoud Plaza já foi um dos “super Breakfast de SP”! Hoje, no Unique vc pode aproveitar uma vista bem bacana no SKY do Unique ou se for o caso de estar próximo ao Parque do Ibirapuera, depois posto o nome da rua e local, mas indico, a rua da Yonder Turismo, que fica em frente aquela antiga frutaria embargada pela Marta Suplicy!! Na Rep. Líbano.. Então, fica na 3ª. quadra ao lado esquerdo logo de esquina, faz um estilo europeu, mais área externa q inrterna dos cafés.. e vc pode compartilhar este momento com o seu dog se quiser!! Muito show e tranquilo.

  6. Marcos Says:

    Não para seu trabalho!
    Você começou uma atividade muito bacana!!

    KD vc

  7. Vania Jardim Says:

    Caro jornalista
    Fiquei muito triste ao ver que um profissional, do qual se espera um perfeito conhecimento da lingua portuguesa, cometa, como no texto acima, um dos erros gramaticais mais bárbaros: DE SÁBADO???
    Reveja um pouco seus livros de português da 3ª série do ensino fundamental.
    Não se esqueça que são os jornalistas que tem em mãos os maiores veículos de difusão de nossa lingua.

  8. Carlos Says:

    Vania, que comentário mais babaca é esse !
    querendo dar aulas de português ?
    nem todo mundo guarda os livros de port. da
    3ª série como vc.
    será que vc faz sexo como escreve?

  9. Bel Says:

    Pois é! Eu, carioca, estava aqui pesquisando onde tomar um belo café da manhã em Sampa e me vi no meio de uma crítica inoportuna…

    Mais vale a CLAREZA de Espírito e bom senso do que a perfeição na escrita. Salve!

  10. Neto Says:

    Putz, nada a ver esse comentário da Vania….viajou total….

    Eduardo, valeu pelo post e a outras dicas da galera ajudaram muito também….

    Abraço a todos!!

  11. Lu Says:

    Escuta, realmente, jornalista tem que preservar o bom português. Aboliram o diploma, mas mesmo assim, preste atenção por favor. Só por esse erro não posso confiar nas suas dicas. Significa que o senhor não lê, então não pode opinar sobre nada nessa vida.E depois de ser criticado, não arrumou!
    É uma pena, eu procurava um bom café-da-manhã.

  12. Christopher Says:

    A dica do brunch nao procede. O brunch é uma refeição que combina o café da manhã (breakfast em inglês) com o almoço (lunch em inglês). Eu ja fui no Pain et Chocolat e lá o que se serve é um bom cafe da manha. Sera que da proxima vez seria possivel termos uma dica de brunch mesmo?

  13. M.Macedo Says:

    na minha opinião temos ótimos cafés em sampa entre eles frutaria são paulo,bles dor, pain et chocolat…vamos dar opções no lugar de corrigir os outros….

  14. Luciene Weiland Says:

    A Lu já respondeu por mim. Umas das coisas mais importantes é a capacidade de aceitar críticas construtivas como essas, todos somos passíveis a cometer erros, e temos que ser mais nobres para corrigi-los. Se a Vania errou na forma de corrigir o prezado jornalista, ele também se precipitou em não ter a grandeza de responder mostrando para ela que existem várias maneiras para apontar os erros dos outros, e agradecer pela oportunidade que alguém está lhe proporcionando.

  15. Helena Says:

    Algumas boas opções de café da manhã:

    -Villa Grano na Rua Wisard – Vila Madalena;
    -Pão de Ló na Rua São Carlos do Pinhal-Bela Vista;
    -Benjamin Abraão na Rua Pde João Manuel – Jd Paulista;
    -Dona Deola na Cons.Brotero -Santa Cecilia
    -Bella Paulista na Rua Bela Cintra.

    Tem muitas opções, e não conseguiria qualificar qual delas é a melhor opção pois todas são muito boas, depende do que está sendo avaliado (pão, café, mesa de frutas?)

  16. Jonhson Says:

    Atenção chefs de plantão …

    gostaria de agregar indicando duas outras opções que não podem faltar nesse potfolio:

    – café da manhã: Bles d’or em Moema rua Tuim
    – brunch: L’hotel Jardins Al Campinas

    espero que gostem …. bom domingo

  17. gabriel Says:

    muito irado

  18. europeo bravo Says:

    Pain et chocolat: 30 reais por pessoa! No paris ta mais barato! nao vou comentar isso mais nao…

  19. Maria de Oliveira Says:

    Sinto muito, mas a Vânia tem razão, escrever ou falar “de sábado”, “de 2a.”, etc. é muito, muito feio (é equivalente a falar “menas coisas”), quem ficou tão bravo acima é porque não tem noção do idioma… É deselegante, além de errado e um profissional da comunicação tem por obrigação saber as regras gramaticais básicas, senão fica um monte de gente achando “que não tem nada de mais”… e tem!
    Mas, para contrabalançar, suas dicas são muito legais! :)

  20. Iracy Santos Says:

    Se o assunto é café da manhã, por que a maioria dos comentários,ficou presa a um erro de português? A vida é uma escola e um café da manhã delicioso é uma das melhores coisas da vida!

  21. Iracy Santos Says:

    Viram a vírgula que eu coloquei separando o sujeito do predicado? E agora…

  22. KKKKKKKKK Says:

    AINDA NAO FORAM NO GRAN ESTANPLAZA.
    RUA ARIZONA 1517
    AI SIM E O MELHOR CAFE DA MANHA DE SP


  23. kkkk… eu apoio usar “de sábado” é mais informal e é como tudo mundo fala. A partir de agora, em solidariedade ao Eduardo, só vou usar de Sádado e de Domingo, quem achar ruim que vá tomar café.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: