E o Talento perdeu

quinta-feira, 25/outubro, 2007

Conforme o prometido, provei ontem à noite o Talento, da Salton. Quis fazer uma comparação com o Desejo, o vinho que eu havia tomado na noite anterior e que me surpreendeu um bocado.

Sem dúvida é um vinho gostoso, mas perdeu de longe do Desejo.

Provei uma safra 2002 do Talento. É um vinho muito bom. Sua cor vai mais para o rubi, com alguns sinais atijolados nas bordas, o que é uma característica de envelhecimento. Os aromas são parecidos com os do Desejo: frutas escuras maduras e carvalho tostado. Uma diferença é a presença de cheiros que lembram especiarias.

Na boca é um vinho de bom volume, mas não tão “pesado” quanto o Desejo. Na linguagem dos especialistas, significa que ele tem corpo médio (ou seja, um peso intermediário de boca, nem tão aguado e nem tão espesso). O gosto fica bastante tempo na boca (é persistente) e o vinho é bem equilibrado (o que significa que ele não é tão alcoólico).

O problema é que ele não é tão elegante quanto o Desejo. A disputa é acirrada, mas falta ao Talento, na minha opinião, a sutileza e a maciez que eu senti no Desejo. Se levarmos em consideração que os dois têm uma faixa de preço semelhante (por volta de R$ 70 para o consumidor final), eu compraria, sem dúvida, o Desejo 2004.

É isso. Bom saber que o Brasil produz dois vinhos top de linha como esses.

Uma resposta to “E o Talento perdeu”


  1. Os dois textos sobre os tops da Salton estão ótimos. É isso: quem gosta de vinho tem de reconhecer os avanços que o Brasil fez nessa área. Mas acho que também precisa reconhecer que temos uma estrada e tanto pela frente. A vinicultura de qualidade é muito recente no país, mas pode ter um futuro mais glorioso do que muitos sequer sonhavam há apenas uma década.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: