Mais sobre o autor

Eduardo Vieira é jornalista. Foi editor de alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como ÉPOCA, EXAME, INFO Corporate, INFO, Gazeta Mercantil e InvestNews. Também foi colunista de INFO Online e da revista ÉPOCA Negócios. Na maior parte de sua carreira, cobriu os setores de economia, negócios e tecnologia. Ganhou diversos prêmios de jornalismo, entre eles o Embratel e o Fiat Allis de Jornalismo Econômico, e escreveu um livro, Os Bastidores da Internet no Brasil, que ficou entre os top 10 do Prêmio Jabuti de Literatura em 2004. Atualmente, Eduardo é sócio de uma empresa de comunicação corporativa, a Agência Ideal, que tem o Google entre seus clientes.

Eduardo também teve o privilégio de escrever muito sobre as boas coisas da vida, sobretudo vinhos. Cobriu diversas feiras do setor, participa regularmente de degustações profissionais e já entrevistou diversas personalidades enogastronômicas do Brasil e do mundo, como o crítico americano Robert Parker e o enólogo francês Michel Rolland, entre outros. É membro de algumas confrarias, tem diversos diplomas da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP) e é jurado da regional brasileira do concurso mundial de Habanosommelier, a competição que escolhe o melhor sommelier de charutos, ou epicure sommelier, do mundo.

Eduardo vai dividir com você, em Boa Vida, o que de mais interessante acontece no mundo da gastronomia, dos vinhos, dos charutos da cultura. Tudo isso numa linguagem fácil de entender e que só tem uma pretensão: de ser acessível tanto para os leigos quanto para os especialistas.

Um blog só faz sentido se permite a interação e a participação dos leitores. Portanto, esse espaço é livre para você comentar, criticar e dar sugestões. No melhor espírito da internet. Aproveite!

27 Respostas to “Mais sobre o autor”

  1. TAILLEVENT Says:

    Dei uma olhada rápida no seu Blog e achei muito bem montado, e aparentemente vc não é mais um pedante do mundo do vinho…
    Parabéns!

  2. Marcelo Moraes Says:

    Edu, meu amigo, belo blog. Faz até um abstêmio como eu ter vontade de aprender (e experimentar) mais sobre esse mundo fascinante dos vinhos.

    Abração!

  3. Patricia Alves Says:

    Olá Eduardo…Gostei muito do seu blog (já add a favoritos), como
    estudante de Gastronomia, é um assunto que me interessa muito.Comparitlhamos tambem do gosto por cinema, portanto, estou no lugar certo….rssss
    E devo acrescentar que te conheço dos tempos de “Mil coisas”na Thomas
    Carvalhal no paraiso…
    beijos e sucesso.

  4. Edson Rossi Says:

    velho, sucesso. O Blog tá muito bacana. Quando você vai ver, já devorou os post e aprendeu um monte. Como deve ser. Abraço do fã, Edson Rossi

  5. Fernando Birman Says:

    Eduardo

    Excelente blog! Saudades das degustações!
    Muito sucesso e um grande 2008!

    FB

  6. Ester Says:

    Nossa!! Qto tempo!!! Caso não lembre, vide o comentpario da Patricia aí em cima….rs
    Parabéns pelo blog!!! Beem bacana!!
    Mande notícias!!
    Beijo


  7. Site inédito sobre vinho entra no ar

    Depois de mais de 2 anos de muita pesquisa e desenvolvimento, a empresa brasileira Two of Us lança o site Vinho Virtual – Primeiro Guia Interativo de Vinhos na Internet. Este projeto inédito reúne um grande banco de dados com milhares de cadastro de vinhos, vinícolas, países, regiões produtoras e uvas, com informações completas e atuais.
    Baseado no conceito de Web 2.0, o Vinho Virtual permite a total interação do seu conteúdo através da colaboração dos usuários na edição e inclusão de novas informações. Além disso, o internauta também pode compartilhar sua avaliação sobre um determinado vinho, antes restrito quase que exclusivamente a renomados especialistas do assunto. Ao se cadastrar no site, o usuário monta seu perfil (com suas preferências e hábitos), que lhe permite interagir no conteúdo (avalia, inclui e edita vinhos, vinícolas, países/regiões e uvas) e criar sua lista de favoritos.

    Um dos grandes benefícios do Vinho Virtual é a possibilidade de ler as avaliações que outros usuários escreveram sobre um vinho, facilitando muito a decisão de compra na hora de escolher um produto. Os apreciadores da bebida também podem consultar informações detalhadas sobre cada safra de vinho, como suas características, ficha técnica, harmonização, prêmios, entre outros, além do site indicar produtos similares, baseado na preferência dos usuários participantes.

    O cadastro no Vinho Virtual é gratuito e pode ser conferido no site http://www.vinhovirtual.com.br

    Para maiores informações, envie e-mail para:
    Cristiano Laitinen
    contato@vinhovirtual.com.br

    Imagens do logotipo do Vinho Virtual podem ser obtidas em:
    http://www.vinhovirtual.com.br/sobre_ovinho.asp

  8. walter Says:

    Olá Eduardo, td bem ? Sou produtor da FSUPLICY-Comunicação e gostaria dos seu contatos de e-mail e telefone, preciso enviar releases de um c liente de gastronomia. Aguardo sua resposta.
    Um abração.
    Walter Cunha.


  9. Continue viajando e trazendo essas belas materias para os amantes da B O A V I D A . . . . . . . . . . . . . . . . .

  10. Anna Buehler Says:

    Oi, Eduardo
    Eu li no seu blog que você considera o Varanda o melhor lugar para comer carne.
    Você conhece o La Pepa, em Moema? (R.Jauaperi, ao lado do ex- Favela, na Lavandisca)
    Caso não conheça, vale muito a pena. É da rede Don Pepe di Napoli e é uma Parrilla Argentina. A carne é importada do mesmo fornecedor do 348 e do pobre Juan, com a vantagem de custar a metade do preço. Tem um menu de cerveja e alguns bons vinhos.
    Vai lá conferir e publica sua opinião no seu blog, que diga-se de passagem, é muito bom.

  11. Anna Ligia Says:

    Olá Eduardo. Tudo bom?
    Sou estudante de jornalismo e estou fazendo uma matéria sobre a lei de São Paulo que proíbe o fumo de charutos, cachimbos e cigarrilhas em bares e restaurantes que não possuam áreas fechadas e reservadas para isso.
    Como você fala aqui no blog sobre charutos, acho que poderia me ajudar, dando sua opinião sobre a questão.
    Se possível, peço que me mande uma mensagem no e-mail acima.
    Muito obrigada!

  12. Francine Says:

    Oi Eduardo, tudo bem? Enviei um e-mail pra você a respeito da pré-estréia do filme Estômago. Gostaria de confirmar se você o recebeu, e saber seu interesse ou disponibilidade para a data! Se puder, pode me responder via e-mail (francine@salem.com.br). Muito obrigada!

  13. adriana cardoso Says:

    Olá Eduardo,
    Trabalho em uma assessoria de imprensa e gostaria de saber se vc pode me enviar seu e-mail?
    obrigada
    abraços

  14. Andre XS Says:

    Olá Eduardo,

    Sou editor-chefe de publicações na editora IEC aqui em Chicago, nos EUA. Gostaria de falar com você sobre oportunidades de colaboração entre nossas companhias.

    No aguardo de sua resposta, saudações cordiais,

    Andre S.

  15. Marilu Peretti Says:

    Olá Eduardo, sou assessora de imprensa do Café Journal. gostaria de falar com voce a respeito da casa. poderia entrar em contato por gentileza?
    obrigada.

  16. Vanessa Says:

    Olá.
    Estava olhando seu blog e vi que aprecia um bom charuto.
    Imagine saber combinar com uma boa bebida?
    Gostaria de lhe covidar a participar do Treinamento de “Epicure Sommelier”, que será ministrado pelo conceituado Profº Cesar Adames.
    Garanta sua vaga…!!!!!!!!

    Aguardo um email seu para lhe passar maiores informações.

    Vanessa


  17. Somente uma coisinha – o kimchi é feito com acelga e n com repolho… Amo a Coréia…

  18. Marilu Says:

    ANA PAULA NEVES, A EPICURE SOMMELIÈRE Nº 1 DO BRASIL!

    No último dia 07 de novembro, sexta-feira, aconteceu no evento Prazeres da Mesa Ao Vivo, no SENAC – São Paulo, a 6ª edição do concurso Epicure Sommelier.

    Foram 5 candidatos, 3 da Capital, um de Bragança Paulista e um de Belo Horizonte.

    A primeira a se apresentar foi a Epicure Sommelière Ana Paula Neves, representando o RESTAURANTE E WINE BAR CAFÉ JOURNAL.

    Com uma harmonização inédita, Ana Paula Neves, iniciou sua apresentação “portuguesa” com Água Pedras Salgadas, seguida de Queijo Serra da Estrela, Vinho do Porto Niepoort Tawny 10 anos, Cohiba Siglo VI, Chocolate Jubileu 70% cacau.

    Com muita desenvoltura e propriedade Ana Paula dissertou todos os itens da razão de sua escolha de harmonização.

    A Água Pedras Salgadas para limpar as papilas gustativas deixando-as prontas para a apreciação dos sabores que vieram em seguida; o Queijo Serra da Estrela com o Vinho do Porto Nieport Tawny 10 anos harmonizados com o autêntico Cohiba Siglo VI. Para finalizar o chocolate Jubileu – Português com 70% de cacau, onde o segredo é deixar um pedaço derreter no céu da boca enquanto se dá uma tragada no Cohiba Siglo VI…nada mais perfeito!

    Ana Paula Neves está a um ano no Restaurante e Wine Bar Café Journal, onde ajudou a implantar a Casa Del Habano do qual está à frente.

    Ana Paula, em seu início de carreira, foi treinada como Epicure Sommelière por um dos maiores especialistas em charutos brasileiros, César Adames.

    Hoje desenvolve seu trabalho com vendas de charutos cubanos em um espaço dentro dos pré-requisitos de conservação dos puros na CASA DEL HABANO; fazendo a carta de charutos; idealiza sugestões de harmonização com queijos, vinhos tintos, fortificados, nobres destilados, licores e drinks diferenciados.

    Seu próximo passo é representar o Brasil no mundial de Epicure Sommelier que acontece na última semana de Fevereiro/2009 em Cuba.

    Café Journal – http://www.cafejournal.com.br

    Alameda dos Anapurus, 1121 – Moema (esquina com Av. Jandira)

    Fone: 5055-9454

  19. Natalia Says:

    Olá, ou assessora de imprensa e gostaria do seu email para poder me comunicar.

    Obrigada

  20. Helen Says:

    Assim como a Natalia, também sou assessora de imprensa e gostaria do seu e-mail. Obrigada


  21. Eduardo, tenho um jornal e uma revista em Indaiatuba. Vc me pode passar um telefone de contato…

    Abraço!

  22. Wanderson Says:

    Caro Eduardo,

    Dei uma olhadinha rápida no seu blog e realmente é muito interessante sua opinião sobre os vinhos.
    Estive morando na Espanha de 2004 até julho de 2010, e aproveitei minha estância para me formar na URV como Sommelier. Tivemos três anos de estudos nos quais um deles foi apenas de enologia e outros dois anos sommelieria em geral. Charutos, vinhos, águas, cervejas, cafés, chás e outros temas do curso se tornarão mais que meu trabalho, é hoje minha grande paixão.
    Minha vinda ao Brasil foi para dar continuidade a um projeto já antigo de montar uma importadora no aqui e trazer vinhos de excepcional qualidade a preços realmente pagáveis e com o melhor trato aos vinhos.
    Hoje só trabalhamos com cinco rótulos, os quais foram selecionados a dedo por mim e gostaria muito de um apoio de críticos do Brasil.
    Coloco-me a total disposição para futuro contato e te mando um forte abraço e PARABÉNS pelo seu blog!!!!

  23. Augusta Says:

    Eduardo, estou de passagem no RJ, sou baiana. PRECISO encontrar um restaurante coreano, nao aguento mais de saudade dessa comida picantemente deliciosa. Procurando na net achei seu blog. Vc conhece algum restaurante coreano no RJ?? Obrigada!!!

  24. Williekr Says:

    Modern art can also be a wonderful and affordable:
    buy music in our store and you will be satisfied!

  25. Angela Skife Says:

    [b]Привет всем!
    Если у вас случилось что-то подобное, как было у меня не отчаивайтесь, помните решение всегда есть, оно здесь.
    Международный финансовый кризис всё перевернул в моей жизни, потеряла работу, появились проблемы в личной жизни – просто крах!
    Однажды я блуждала по интернету в поисках новой работы и совершенно случайно наткнулась на этот сайт, где и нашла ответы на все свои вопросы.
    Здесь очень много полезных советов и рекомендаций для мужчин и женщин, например:
    – полезные советы на каждый день
    – как сделать красивую прическу совершенно бесплатно
    – как создать себе совершенно новый стильный образ, изменить свое мышление, как стать увереннее и успешнее
    – как начать свой заработок в интернете с нуля без вложений, как улучшить своё материальное положение
    – как создать отношения с любимым человеком и наладить личную жизнь, как создать семью, как стать успешной и счастливой
    Очень много интересных и полезных советов, рекомендаций, пошаговых инструкций, а главное всё совершенно беслатно, действуй смелее,
    помни ты достойна всего самого лучшего,желаю всем только здоровья, счастья и успеха во всех делах, переходи на сайт по этой ссылке:
    Здесь я нашла нужные полезные советы, и верю, что они помогут и вам, всё бесплатно![/b]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: